X
 

Conheça a Rede

 
Pick-upau lança Rede de Sementes Florestais
Organização passa a investir na cadeia completa para manutenção de habitats

 

06/02/2019 – Em 2007 a Agência Ambiental Pick-upau iniciou projetos para a produção florestal de mudas nativas com o Projeto Refazenda. Em 2009, durante a celebração dos duzentos anos de Charles Darwin, a Pick-upau lançou sua plataforma de pesquisa, com o Projeto Darwin, que mais tarde, em julho de 2012, originaria a publicação científica Darwin Society Magazine. Neste período inicio atividades de catalogação florística. Mais tarde através do Programa Atmosfera passou a trabalhar de forma mais efetiva na mitigação das mudanças climáticas, através de inventários de emissões e compensação através do plantio de mudas florestais.

Pick-upau/Reprodução

Inventários florestais e mitigação de mudanças climáticas.



A partir de 2012 o Refazenda, além da produção florestal passou a realizar projetos de reflorestamentos, restauração ecológica, recuperação de corredores ecológicos, proteção às nascentes e enriquecimento genético de fragmentos florestais. Parcerias com PNUD/ONU – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Programa Ecomudança, do Banco Itaú-Unibanco; Programa Petrobras Socioambiental; Embaixada da República Federal da Alemanha; Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA e Fundo Nacional para Mudança Climática – FNMC, ambos do Ministério do Meio Ambiente – MMA impulsionaram as atividades da Pick-upau na manutenção de habitats.

Pick-upau/Reprodução

Catalogação florística e coleções científicas.



Em 2018, a Pick-upau deu mais um passo para ampliar as ações de restauração ecológica de ecossistemas. Com o lançamento da Rede de Sementes, a organização completa mais um ciclo das atividades provenientes dos processos da restauração ambiental, desde a coleta, herborização e identificação de espécies florestais; composição de coleções científicas de vários elementos da floresta, como fungos, madeiras, insetos, sementes além é claro das plantas, incluído espécies arbóreas e arbustivas; produção de mudas florestais; projetos de reflorestamentos; programas de mitigação de mudanças climáticas, através do plantio de mudas florestais; e agora o fomento a coleta e distribuição de sementes.

Pick-upau/Reprodução

Coleta de sementes florestais.



A Rede de Sementes é uma iniciativa socioambiental do Projeto Aves, um braço do Projeto Darwin, e tem como principal objetivo incrementar a produção florestal do Viveiro Refazenda e consequentemente ampliar a biodiversidade dos projetos de reflorestamento, além de fomentar a oferta desse produto no mercado.

Pick-upau/Reprodução

Coleta de sementes florestais.



As opções comerciais de venda sementes são escassas e esse número reduzido de fornecedores faz com que as sementes tenham custo elevado e pouca diversidade. Portanto, um número cada vez maior de distribuidores de sementes florestais no mercado deve impulsionar não só a produção de mudas, mas os projetos de restauração ecológica. A Rede de Sementes, inserida no Projeto Aves, é patrocinada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Pick-upau/Reprodução

Produção de mudas florestais no Viveiro Refazenda.



Baseada em São Paulo, no CECFLORA – Centro de Estudos e Conservação da Flora, a Rede de Sementes inicia suas atividades em dez municípios: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte; Bertioga, na Baixada Santista; Bragança Paulista, Piracaia, Nazaré Paulista, Joanópolis, no interior; além da capital, São Paulo. Trocas, vendas, informações sobre espécies, coletores e matrizes podem ser acessadas no site oficial da Rede em www.redesementes.org.br.

Pick-upau/Reprodução

Produção de mudas florestais no Viveiro Refazenda.



O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves: Mata Atlântica é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Pick-upau/Reprodução

Projetos de reflorestamento, como proteção de nascentes.



Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
       

 

Rede de Sementes    
A Rede se Sementes foi criada com o objetivo de fomentar a produção de espécies arbóreas e arbustivas florestais.    
       

 

Com a Rede montada, associações, cooperativas, coletores (as) individuais, proprietários rurais, RPPNs e comunidades tradicionais podem participar e integrar a cadeia produtiva do Projeto Refazenda.    
       
 
 
 
_Participe desta iniciativa  
  Patrocínio
 
   
 
X
     
REDE DE SEMENTES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Casa das Sementes
Venda de Sementes
Venda de Mudas
Matrizes
Coletores e Coletoras
Sobre as Espécies
Perguntas Frequentes
Contato
 
 
 
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 

Todos os direitos reservados. Rede de Sementes 2018 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.